
Estudos e pesquisas apontam o ponto de venda como sendo fator chave no momento da opção de compra, dizer que 85% das compras são por impulso já virou clichê , todos nós que trabalhamos no varejo ouvimos isso dezenas de vezes por dia. Nada mais natural que empresas busquem impulsionar seus resultados com peças promocionais para melhor expor seu produto no momento do contato final com o cliente. Sem dúvida que esse material é importante também para levar informação os clientes.
Milhões são gastos ( ou investidos ) com a produção dos mais criativos e interessantes displays, wobblers, adesivo de chão, mobílies, tiras de correlatos etc... E não há como negar a importância desse material para o varejista, entretanto o problema reside em que essa estratégia “genial” é seguida religiosamente por todos os fornecedores. A briga por espaço dentro do ponto de venda tem sido cada vez maior, estabelecer critérios para o que deve ou não ser veiculado é cada vez mais complicado. Muitas vezes , o varejista, se ver na ingrata função de dizer que não pode aproveitar o material feito pela indústria por não ter mais espaço dentro da sua loja.
Esse texto se propõe a pedir a colaboração de todos vocês ,fornecedores, para o seguinte problema: temos um espaço limitado para uma publicidade ilimitada; A exposição de qualquer material de merchandisign deve antes de tudo responder as seguintes perguntas: “Onde será exposto?; Existe espaço para a exposição?; A exposição não vai prejudicar o acesso do cliente ao produto ou produtos de terceiros? O tamanho das peças é coerente com o espaço da loja?” Isso tudo sem falar na questão legal, como todos sabemos qualquer “publicidade” que envolva medicamentos precisa passar pelo crivo da ANVISA não é raro ainda recebermos peças que desrespeitam as resoluções do órgão, a divulgação desse material pode inclusive resultar em multas para a empresa que permitiu que seu espaço de venda fosse utilizado para a exibição.
Convido a todos os parceiros a buscarem novas alternativas para que o seu produto ganhe “vida” no ponto de venda, fuja dos tão batidos display, cartazes, panfletos etc... Procure ser diferente. Só para citar um exemplo porque não utilizar a Rádio Extrafarma na divulgação de seus produtos? Acesse http://www.radio.extrafarma.com.br/ a programação ouvida ali é o fundo musical da nossa força de venda 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas muitos fornecedores não atentaram para sua importância na divulgação de seus produtos no PDV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário